NOSTRADAMUS
  HOME                 ARTIGOS IMPORTANTES                SALA DE LEITURA                  SALA DE IMAGENS                 CONTATO                  PALESTRAS                ENGLISH  SUMMARY                                                         

As Citações de Platão

 

por Abner Macoto

  

         Uma das coisas mais formidáveis que Platão criou são o que reunimos em citações, que são muito próprias e os pontos que sempre são mencionados e refletidos por todos. As poucas e importantes que selecionamos são:

 

         O Mito das Cavernas – onde homens sentados dentro de uma caverna só viam do exterior sombras projetadas nas paredes. Tentando mostrar como a visão humana da verdadeira realidade é deturpada. Essa citação é sempre um exemplo e usada muitas e muitas vezes.

 

         O Mundo das Idéias – talvez seja a mais mencionada de todas, porém  levando-se em conta a deturpação que introduzimos. Vamos entender perfeitamente que os pensamentos, sistemas e mesmo processos desenvolvidos ali não funcionarão adequadamente no mundo real. Utopias são construídas neste mundo e ao serem aplicadas no mundo real falham fragorosamente.

 

O Circulo do Anel – Na verdade esta ideia foi construída e desenvolvida em 3 etapas: Primeira por Pitágoras que falava do anel não passarás, denotando um ciclo vicioso, mais tarde Platão trabalhou essa idéia através de um anel de invisibilidade, o anel de Giges e finalmente numa 3ª etapa as lendas nórdicas criam uma saga fechando o assunto; o anel dos Nibelungos. O famoso livro de Tolkien "O Senhor dos Aneis" vem dai.

 

Atlântida – Nos livros Timeu e Critias descreve uma ilha, que possuía uma civilização muito avançada e que foi tragada num evento rápido nas águas do oceano e era bem grande.

 

 

Este mapa múndi refere-se ao mundo como era conhecido pelos gregos até o século II a.C. grosseiramente se vê um conjunto de 3 triângulos o maior representando a Ásia, um representando a Europa e um terceiro representando a África do qual uma parte substancial era a Líbia, portanto, por este desenho se pode ter uma boa ideia do que ele queria dizer que a Atlântida era do tamanho da Ásia e da Líbia juntas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

             No tempo de Platão, estava em moda este Mapa

 

            Depois da descrição de Platão, ninguém mais pode fazer citações a respeito do assunto diretamente, mas Platão é credível o suficiente para que uma horda de verdadeiros e de falsos videntes começassem a escrever muitos livros sobre o assunto. Infelizmente todas as sequências sobre o assunto são tisnadas com coisas que não correspondem. Por outro lado, tudo o que se fala possui um eco de verdade.

 

            Apanhando tudo se monta um quadro bastante intrigante. Mas um quadro com inúmeras contradições sendo que muitas acabam fazendo muitos deixarem de lado aquele assunto. Mas pior de tudo é tirar a credibilidade de Platão.

 

Contudo, faz parte da tarefa primordial do homem separar o joio do trigo.

 

 

 

©2013 by Abner Macoto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

contador

 

        Leia os livros a seguir

        

     Uma abordagem metafísica do número, ..geometria sagrada, numerologia, para saber..mais clique no livro

          Ivan L. Guimarães

 

          

         A biografia do inesquecível mestre  e a,,,grande,,herança que nos deixou

                Carlos B. Conte

 

             

     Conheça os fundamentos dos anelos,,,humanos pela religião e os postulados co- ,,,comuns às grandes religiões.

           Helena P. Blavatsky

 

               

     Num pequeno livro encontra-se um ,,,grande conteúdo.

                Helena P. Blavatsky

 

              

     Indispensável para aqueles que  ,,,organizam eventos e proferem palestras.

            Carlos B. Conte

      

              Nostradamus,

   Comentários e centúrias completas

          Abner Macoto

 

          Mais um pouco de música